É inaceitável que as mulheres negras ocupem apenas 2% do Congresso Nacional, mesmo representando mais de 27% da população brasileira. A cada 100 candidatas negras que concorrem, 1,6 consegue se eleger, entre as candidatas brancas, esse número é mais que o dobro, 3,8 eleitas, mesmo ainda sendo pouco.

Por isso, decidimos compartilhar uma planilha exclusiva com TODAS as candidatas que se *reconhecem como negras, pretas e pardas, divididas por estado. Para que você as conheça e considere nessa eleição. É possível filtrar as candidatas por partido, formação, ocupação, entre outros critérios, que você escolhe.

Veja aqui a Planilha com as Candidatas negras, pretas e pardas.

Negras no executivo

Nesta eleição temos duas candidatas negras à presidência, Marina Silva e Vera Lúcia. Apenas 6 dos 27 estados brasileiros contam com candidatas pretas ou pardas, cabeça de chapa, ao governo estadual. Nesta tabela você pode ver o plano de governo de todas elas, na coluna propostas. Assim, é possível definir o seu voto com base nas ideias que melhor te representam.

Se você quiser saber mais sobre a importância de apoiar candidatas negras, recomendamos o projeto Mulheres Negras Decidem. E dá para apoiar esta causa nas suas redes sociais através das hashtags #votepreta#voudepreto2018. Uma política mais diversa, tende a ser melhor para todos, independente de gênero, cor, classe social… Vamos juntas transformar o Brasil!

*A tabela é feita com base nos dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, de acordo com os registros de candidaturas realizados pelos partidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.