Esta será a eleição com mais vice-candidatas, quase 40% em todo o Brasil, porém, antes de comemorar, é preciso questionar por que, apesar disso, o percentual de mulheres que concorrem em 2018 permaneceu o mesmo de 2014. Para ser exata, 8.435 candidatas foram registradas pelos partidos para o pleito desse ano, contra 19.050 candidatos, o que representa 31%  contra 69%.

E quem são as candidatas?

Para responder essa questão e facilitar o acesso às mulheres que concorrerão aos cargos eletivos, nós fizemos listas por estado, com TODAS as candidatas. Nas tabelas há informações importantes, como partido, formação, raça/cor, atuação… Que você pode filtrar, para encontrar a candidata que mais te representa.

Clique no seu estado:

Tocantins

Lembrando que a justiça eleitoral ainda precisa aprovar as candidaturas – na eleição de 2016, em São Paulo, 1 a cada 4 candidatas foi considerada inapta, no Brasil, de cada 10 candidatos que não receberam nenhum voto, 9 eram mulheres. Ou seja, é preciso identificar quais são as candidaturas “laranjas” e denunciar os partidos que as usam apenas para preencher a cota de 30%.

Mais vices, mais representatividade?

Em 2018 a justiça determinou que, no mínimo, 30% do dinheiro do fundo partidário seja usado em campanhas femininas, uma ação para dar mais visibilidade às candidatas. Mas os partidos acharam uma forma de utilizar esse dinheiro em campanhas masculinas também, ou melhor, mistas: colocando mulheres como vices nas chapas.

Isso não quer dizer que elas não tenham qualificação para estar lá, ou apelo, para angariar votos e garantir acordos políticos que os cabeças da chapa não conseguiriam sozinhos. Porém, é preciso questionar o investimento que é feito na campanha deles em detrimento das candidatas, principalmente à câmara dos deputados.

Para tentar dar visibilidade às mulheres que estão concorrendo de fato nesta eleição, decidimos criar o Ela Candidata, um projeto apartidário e sem fins lucrativos. Infelizmente, como é um trabalho voluntário, não conseguiremos cobrir todos os estados com as entrevistas em vídeo, que focarão em São Paulo e nas candidatas à presidência.  Porém, criamos grupos no Facebook onde eleitoras e candidatas de cada estado podem compartilhar informações e dialogar de forma respeitosa.

Participe do grupo do seu estado e convide mais pessoas:

Ela Candidata AC

Ela Candidata AL

Ela Candidata AM

Ela Candidata AP

Ela Candidata BA

Ela Candidata CE

Ela Candidata DF

Ela Candidata ES

Ela Candidata GO

Ela Candidata MA

Ela Candidata MG

Ela Candidata MS

Ela Candidata MT

Ela Candidata PA

Ela Candidata PB

Ela Candidata PE

Ela Candidata PI

Ela Candidata PR

Ela Candidata RO

Ela Candidata RJ

Ela Candidata RN

Ela Candidata RR

Ela Candidata RS

Ela Candidata SC

Ela Candidata SE

Ela Candidata SP

Ela Candidata TO

Juntas nós podemos transformar a política no Brasil 🙂

9 thoughts on “Onde estão as candidatas? Aqui!

  1. Achei muito interessante esse grupo eu não conhecia, sou deputada estadual pelo o Rio de Janeiro.

  2. Sou candidata a deputada federal por São Paulo e gostaria que o meu nome constasse nessa lista.
    Adriana Vasconcellos PSOL 5039

  3. Excelente trabalho.
    Poderiam ter mapeado Orientação sexual e identidade de gênero para viabilizar estas condições.
    Abçs

    • Olá, Ana!

      Adoraríamos ter feito isso também, porém, como esse é um projeto voluntário, nós conseguimos utilizar apenas os dados disponíveis na base da justiça eleitoral, que não conta com essa informação =/

  4. Parabéns pela iniciativa, era a ferramenta que eu estava procurando.
    Vi que na listagem das candidatas do RS vocês ainda não atualizaram a Manuela D´ávila como vice-presidente (só um lembrete).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.